Invernada
   A invernada para o gaúcho é um local onde se confina o gado para engorda. Nos CTGs o termo invernada significa departamento, sendo comum a existência das invernadas artística, cultural e campeira nas entidades tradicionalistas. Corriqueiramente, quando se fala apenas em “Invernada”, refere-se ao grupo de danças tradicionais, organizado pela Invernada Artística.
     De acordo com a idade dos integrantes, as Invernadas são divididas em Mirim (até 12 anos), Juvenil (até 16 anos), Adulta (acima de 16 anos), Xiru (acima de 30 anos) e Monarca (acima de 60  anos), conforme regulamento artístico do MTG-SP.

Invernada Quero-quero do CTG Saudades da Querência

     A Invernada Quero-quero ensaia tanto a execução das danças tradicionais do folclore gaúcho, como as danças de fandango (de salão), mantendo o espírito de fidalguia e de respeito que sempre caracterizou o povo gaúcho.
     Os ensaios ocorrem na sede do CTG e são momentos de um sadio passatempo caracterizado pela confraternização de seus integrantes.
     Atualmente a Invernada Artística do CTG Saudades da Querência possui três grupos de dança compostos por integrantes nas categorias mirim, juvenil/adulto e xiru/monarca. Estes grupos estão disponíveis para realizar apresentações externas em eventos culturais ou de caráter beneficente, sempre que for possível.
     Para mais informações, solicitamos entrar em contato pelo endereço eletrônico disponível no site